Expandindo sua loja física para loja virtual

Categoria: Dicas Publicado em Sexta, 20 March 2015

Já não é mais novidade para nenhum dono de comércio, que as lojas virtuais vendem e podem até mesmo superar o faturamento da loja física. A grande vantagem que a tecnologia móvel dos smartphones e tablets trouxe para as pessoas, é a possibilidade de comprar o que quiser, quando e onde estiver. Surge então a tendência do omnichannel, que é a união entre a loja física e virtual, procurando estreitar a distância entre os dois tipos de negócio e atender melhor os interesses do consumidor.

 
Todo lojista antenado, sabe que inevitavelmente terá que expandir seu negócio para internet, se pretende alcançar mais clientes e consequentemente aumentar suas vendas de forma significativa. No entanto é preciso saber que um e-commerce possui características bem distintas de uma loja física, logo não pode ser administrado da mesma maneira, seguindo os mesmos parâmetros.

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A primeira grande diferença é que uma loja online, não depende de um bom ponto para vender. Costumamos dizer que na internet a concorrência está “a um clique de distância”. Então tudo depende muito mais das estratégias de marketing que serão adotadas, e da disposição do empresário em investir em anúncios no Google, anúncios no Facebook, envio de e-mail marketing, dentre outras estratégias que vão inserir determinado negócio na batalha dos mais acessados.


Se uma empresa já possui loja física consolidada, terá vantagem em relação aos que iniciam apenas na internet, uma vez que parte de seu público já conhece a marca e confia no produto/serviço. Quando a uma loja inicia suas vendas somente através da internet, terá de investir mais em estratégias de divulgação para conquistar clientes.


Listamos abaixo, 4 pontos de extrema importância para quem deseja ter uma loja online:

1- Qualidade no atendimento

É preciso disponibilizar o maior número possível de canais de comunicação entre a empresa e seu cliente, pois a falta do contato “olho no olho”, que ajuda a construir a confiança entre vendedor e consumidor, pode dificultar a tomada de decisão por parte do comprador. Outra questão também extremamente importante é a agilidade nas respostas, quando, por exemplo, um cliente quer saber sobre algum produto. Se uma empresa demorar a responder, pode estar dando chances para outra concorrente tirar a dúvida do cliente e conquistá-lo.


2- Estratégias omnichannel

As estratégias omnichannel são utilizadas em comércios que possuem dois ou mais canais, como os que têm uma loja física e uma loja virtual, e desejam que ambas interajam. Permitir que o cliente faça a compra no e-commerce e retire o produto na loja, é uma estratégia multicanal, por exemplo. Quando uma empresa oferece opções e customiza o atendimento, é imediatamente reconhecida pelo cliente que terá sempre recordações positivas em seu imaginário.


3- Atenção exclusiva para a loja virtual

Dependendo do porte, e do número de demandas da loja física, pode ser muito válido destinar um funcionário para cuidar exclusivamente das questões da loja virtual, pois ela também exigirá tempo e atenção. De preferência um profissional que seja ligado à área de administração e tenha facilidade em lidar com novas tecnologias.


4-Faça bom proveito dos recursos online

Existem diversas ferramentas que facilitam a administração de um e-commerce. Desde as estratégias de marketing digital, até o sistema de gestão empresarial (ERP), e o Google Analytcs que permite a coleta de dados valiosos para o alinhamento de correção de ações futuras.


Podemos concluir que o mais importante é identificar os pontos fortes de cada canal e usufruir de suas vantagens da melhor maneira possível, criando a sinergia necessária para que eles trabalhem a favor da sua marca.


Boas vendas!

 

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