Mídias digitais X Mídias impressas

Categoria: Marketing Digital Publicado em Segunda, 02 March 2015

 

O embate entre mídias tradicionais e mídias digitais já não é mais algo novo. Existe desde que a internet se popularizou e, ultimamente, intensificou-se quando as redes sociais passaram a fornecer conteúdo segmentado e anúncios com todos os tipos de produtos. Obviamente que a intenção aqui não desmoralizar os veículos de comunicação impressa, mas sim evidenciar questões importantes que apontam uma mudança radical de comportamento do consumidor e na forma como as empresas projetam suas propagandas.

 

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Valor:

Por ser virtual, um anúncio feito para internet, tem custo relativamente menor do que o impresso, pois não haverá gastos com materiais como o papel e a tinta para serem produzidos. Além disso, o valor do investimento em publicidade nos meios digitais (Google Adwords, etc.) é definido pelo anunciante. Mesmo com budgets considerados muito baixos, é possível criar campanhas extremamente segmentadas, em que o produto/serviço será exibido apenas para o público-alvo com maior potencial de compra.

Na mídia impressa o valor é determinado pelo veículo, pois já na produção do material ele possui custos fixos que influenciam no valor final do anúncio.

Alcance:

As plataformas de publicidade online oferecem grande controle sobre a análise do alcance dos anúncios. É possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram a propaganda, a faixa etária, o local e até mesmo o tempo que os potenciais clientes destinaram ao anúncio.

Já as mídias tradicionais, informam o número de tiragens (ex: 15.000 exemplares de uma revista), alguns dados estatísticos com estimativa de leitores, mas não podem fornecer o número exato de pessoas que leram determinado anúncio, em determinada página, e nem se foi na data vigente da edição impressa.

Segmentação:

Como foi colocada no início deste artigo, talvez a maior vantagem de anunciar em meios digitais, seja a capacidade de segmentação quase que cirúrgica, vamos dizer. Os sistemas de anúncios online permitem definir o sexo, o local, a idade e até mesmo os interesses do público para o qual a propaganda será exibida. Dessa forma é possível reduzir desperdícios de investimento, ao passo que os produtos/serviços serão oferecidos apenas para clientes que já estão propensos a consumir o que está sendo divulgado.

Possibilidade de correções:

Mais uma grande vantagem da publicidade online está no poder de otimizar as campanhas depois que as mesmas já estão sendo exibidas. É como se um piloto de um avião que já decolou, pudesse abrir uma caixa de ferramentas e consertar eventuais problemas na aeronave, antes de aterrissar em seu destino.

Ou seja, se uma campanha de links patrocinados não está gerando o trafego esperado no site de uma empresa, ou não está convertendo as vendas para uma loja virtual, podemos analisar os dados de visita e realizar correções relacionadas às palavras-chave pesquisadas, ou até mesmo pausando uma campanha para relançá-la de maneira mais encadeada.

Um fato é certo. A publicidade está sofrendo uma metamorfose para se adequar a realidade dos meios de comunicação digital. E se você pretende anunciar a sua empresa na internet, pode contar com a Linkko para lhe assessorar desde a criação das campanhas até a apresentação dos resultados obtidos.

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